32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

CRAS realiza reunião com beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada – e seus familiares

Reunião BPC e CRAS em Rio Novo

Aconteceu na tarde da última terça-feira (17), no Espaço Cultural Professora Maria Pinto, a reunião para os beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada – e seus familiares, a fim de esclarecer dúvidas e orientar o público sobre o funcionamento, exigências e regulamentos do benefício. O encontro foi elaborado pelo CRAS juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Rio Novo e conduzido pela assistente social, especialista em Políticas Sociais, Dayana Assis.

Além de adquirir informações indispensáveis, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar suas dúvidas referentes ao benefício e ao Cadastro Único. Uma das pautas mais importantes da reunião foi sobre a obrigatoriedade do cadastramento dos beneficiários e sua família no CadÚnico, conforme o Decreto 8.805 /2016 do Governo Federal. Assim, existe a preocupação de quem não estiver cadastrado até dezembro de 2018 ter seu o benefício suspenso, visto que o Governo Federal utilizará os dados do cadastro para reavaliação e definição do perfil socioeconômico dos beneficiários.

Benefício da Prestação Continuada (BPC)

O Benefício da Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
Hoje o município de Rio Novo conta com 502 beneficiários do BPC, sendo que faltam 12 idosos e 107 pessoas com deficiência para serem cadastrados no CadÚnico. As equipes do CRAS e Assistência Social tem se mobilizado para alcançar todas as pessoas contempladas pelo programa, através de divulgação nos meios de comunicação, cartas, visitas domiciliares e através dos atendimentos e orientações dos profissionais da equipe da assistência social, além de parcerias com a divulgação na rede socioassistencial como a Apae Rio Novo e Secretarias de Saúde e Educação. A reunião de hoje foi também uma forma de alcançar o público que ainda não se cadastrou.
Se você conhece algum beneficiário do BPC, o informe sobre a necessidade do cadastramento no CadÚnico, que deve ser feito no CRAS. A orientação da equipe de assistência social é que os usuários não deixem para se cadastrar na última hora, pois podem haver divergências de informações nas documentações civis que podem invalidar o cadastro e a equipe poderá instruir para que sejam feitas as correções a tempo.

Para dúvidas e demais informações sobre o BPC ou Cadastro Único, procure o CRAS ou a Secretaria de Assistência Social.

CRAS

Endereço: Praça Milton Braga, 350, Centro
Telefone: 3274-2503

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Endereço: Praça Ronaldo Dutra Borges, 01, Centro (prédio da Prefeitura)
Telefone: 3274-1468

CRAS realiza reunião com beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada – e seus familiares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − oito =

Rolar para o topo