Chegaram a Rio Novo nesta quarta-feira(28) os Cavaleiros da Cultura, que partiram da cidade de Itabira no dia 20 de junho deste ano, o memorial dedicado ao poeta, que não por coincidência tem projeto assinado por Oscar Niemeyer, idealizador da Associação Cavaleiros da Cultura, foi o ponto inicial. Em dez dias, o grupo percorreu 400 quilômetros até aqui, cidade sede da Associação. A viagem é o pontapé inicial para a FLIMINAS 2017 – Festa Literária de Minas Gerais, que na edição 2017 lembra os 30 anos da morte de Carlos Drummond de Andrade.
A Secretaria Municipal de Educação preparou uma calorosa recepção para estes que espalham cultura e conhecimento pelos caminhos do Brasil, alunos das Escolas Onofre, Francisca, Carmen Mendonça, CAIC e Cantinho Feliz e autoridades administrativas acompanharam a chegada dos cavaleiros na Praça Ronaldo Dutra Borges.
No percurso, os cavaleiros Carlos Oscar Niemeyer, líder dos cavaleiros; Eduardo Ladeira, Francisco Reis, Álvaro Gatto e Adriano Gama passaram pelas cidades de Ipoema, Cocais, Santa Rita do Durão, Piranga, Presidente Bernardes, Dores do Turvo, Rio Pomba até a chegada em Rio Novo. No total, 40 mil livros serão doados às escolas e crianças destas localidades. A ação é feita em parceria com a Paulus Editora.
FLIMINAS 2017
Com mais de 30 mil pessoas participando das atividades na praça Ronaldo Borges nas últimas três edições da Festa Literária de Rio Novo, a ACC e seu evento inspirador almejam agora uma nova conquista, fazer com que a festa abrace todo o estado. O primeiro traço de crescimento vem no nome FLIMINAS, abreviação de Festa Literária de Minas Gerais.
Em 2017, a FLIMINAS homenageará com o tema “Tem poesia no meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade. A intenção, além de celebrar a obra, é lembrar os 30 anos da morte do poeta, cronista e jornalista.
O evento, com abertura marcada para o dia 17 de agosto, a exemplo das edições anteriores contemplará, em quatro dias, público de todas as faixas etárias, com programação 100% gratuita e aberta. Já estão confirmadas mesas de debates, lançamentos de livros, bate-papos com autores renomados, sessões de contação de histórias, oficinas nas áreas de artes plásticas, literatura, criação literária, artesanato, educação patrimonial, além de exposições, espetáculos de teatro, shows musicais e gastronomia.










*Com algumas informações de www.cavaleirosdacultura.org.br