Epidemiologia realiza trabalho efetivo nas ações de prevenção, controle e tratamento de doenças.

O trabalho do Setor de Epidemiologia tem sido efetivo nas ações de prevenção, controle e tratamento de doenças. O ano de 2017 se encerrou sem nenhum caso confirmado de Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus em Rio Novo. Neste ano, no período de 06/01/18 a 16/04/18, o Setor de Epidemiologia informa que tiveram 13 notificações de Dengue e 1 de Chikungunya, sendo que todas deram resultado negativo, ou seja, até hoje não tivemos nenhum caso positivo dessas doenças no município, a não ser casos de pessoas que contraíram algum desses vírus fora da cidade.
Essas informações comprovam que a Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Epidemiologia estão trabalhando juntos na busca de resultados eficazes e continuarão os trabalhos para manter os resultados de acordo com as normas da SRS – Superintendência Regional de Saúde. Vale lembrar que a ajuda da população é de extrema importância, principalmente no combate aos mosquitos transmissores da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, e aproveitamos para pedir que os moradores fiquem atentos às suas casas e quintais, evitando que espaços e objetos virem criadouros de mosquito.

Combate aos mosquitos transmissores de vírus

Com simples atitudes podemos eliminar as chances de reprodução dos mosquitos:

– Não deixe água acumulada em lugar nenhum.
– Encha os pratinhos e vasos de plantas com areia até a borda.
– Fique atento a possibilidade de acúmulo de água em pneus velhos, cubra-os, faça furos neles ou mantenha-os em locais cobertos.
– Mantenha sua caixa d’água sempre limpa e fechada.
– Limpe as calhas com frequência, removendo galhos e folhas que possam impedir a passagem da água.
– Mantenha os vasos de plantas aquáticas limpos. Eles devem ser lavados com água e sabão e a água deve ser trocada toda semana.
– Evite deixar expostos objeto que possam acumular água. Garrafas devem ser mantidas viradas de boca para baixo.
– Faça a verificação do seu quintal, no mínimo, uma vez por semana. Fique atento a objetos e espaços que possam acumular água.
– Fique atento ao descarte de lixo, ele deve estar sempre vedado.
– Não jogue lixo em terrenos baldios.

Epidemiologia realiza trabalho efetivo nas ações de prevenção, controle e tratamento de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo