32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Ações em escolas de Rio Novo marcam o Dia Internacional de Combate às Drogas

CRAS Rio Novo na Escola Raulino Pacheco

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Diante da importância dessa data, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio Novo, Manoel Lau Fernandes e Gabriela Belini Lima, juntamente com a secretária de Assistência Social, Jacyara Dias Duarte, realizaram na manhã desta quarta-feira (26), uma visita às escolas Raulino Pacheco e Olympio Araújo. A ação faz parte do trabalho de conscientização e prevenção ao uso de drogas e contou ainda com uma palestra, ministrada pelo Sargento Paulo Henrique, da Polícia Militar de Minas Gerais. Estiveram presentes ainda, o Tenente Medeiros, Sargento Lamarca e o Cabo Neymar.

O investimento em políticas de saúde tem sido um importante aliado no combate ao uso abusivo de álcool e drogas. Para auxiliar nesse trabalho, o município de Rio Novo conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O serviço específico é voltado para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. O centro oferece diversos atendimentos à população, com acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Atualmente, o uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

Sargento Paulo Henrique fala aos alunos da E.E. Raulino Pacheco.
Secretária de Assistência Social, Jacyara Dias Duarte, inicia palestra no Raulino.
Ações em escolas de Rio Novo marcam o Dia Internacional de Combate às Drogas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 9 =

Rolar para o topo