O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Diante da importância dessa data, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio Novo, Manoel Lau Fernandes e Gabriela Belini Lima, juntamente com a secretária de Assistência Social, Jacyara Dias Duarte, realizaram na manhã desta quarta-feira (26), uma visita às escolas Raulino Pacheco e Olympio Araújo. A ação faz parte do trabalho de conscientização e prevenção ao uso de drogas e contou ainda com uma palestra, ministrada pelo Sargento Paulo Henrique, da Polícia Militar de Minas Gerais. Estiveram presentes ainda, o Tenente Medeiros, Sargento Lamarca e o Cabo Neymar.
O investimento em políticas de saúde tem sido um importante aliado no combate ao uso abusivo de álcool e drogas. Para auxiliar nesse trabalho, o município de Rio Novo conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O serviço específico é voltado para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. O centro oferece diversos atendimentos à população, com acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Atualmente, o uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

