32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Prefeitura realiza trabalho de adequação de estabelecimentos.

Normas do Minas Cosciente

A Prefeitura de Rio Novo, seguindo indicações do Governo Estadual,  adotando estratégias para evitar a propagação do coronavírus na cidade, iniciou na última segunda-feira (01.06) a notificação de estabelecimentos que não se enquadram na classificação atual do município, dentro do programa Minas Consciente. A cidade está hoje na ONDA VERDE, conforme classificação do programa. 

Assim sendo os bares e academias tiveram seu funcionamento suspensos temporariamente. Resguardados os prazos do Minas Consciente, a fiscalização visitará novamente os estabelecimentos citados, avaliando o panorama da COVID-19 no município, para possível reabertura de acordo com as regras vigentes.

MINAS CONSCIENTE

O Programa que foi criado a partir da necessidade de conduzir a sociedade, gradualmente, à normalidade; trabalha a partir de uma liberação gradual da economia, dos setores e dos empreendimentos econômicos por “ondas”. 

Foram criadas quatro ondas: 

  • Onda Verde: Serviços essenciais, sempre ativos; 
  • Onda Branca: Serviços analisados como de menor risco; 
  • Onda Amarela: Serviços analisados como de risco intermediário; 
  • Onda Vermelha: Serviços analisados como de maior risco. 

Além dessas quatro ondas, serão identificados setores que não poderão funcionar até que a situação pandêmica esteja sob controle ou que precisem de uma lógica diferenciada de funcionamento, não se enquadrando nas quatro ondas acima. 

COMO FUNCIONA? 

Todas as empresas serão regulamentadas através de protocolos de funcionamento, alguns gerais que se aplicam a todos os estabelecimentos e outros que se aplicam somente a estabelecimentos específicos. Os protocolos possuem três dimensões: empresas, trabalhadores e cidadãos. 

QUANDO FUNCIONA? A liberação de uma nova onda, ou regresso à uma situação anterior é realizada a partir de um monitoramento constante de indicadores relativos à capacidade assistencial e à propagação da doença, culminando em decisão do Comitê municipal de enfrentamento ao CORONAVÍRUS.

COMO É AVALIADO A SITUAÇÃO?

A cada 21 dias, o poder público estadual, na figura do Comitê Extraordinário, avaliará os dados do período naquela região, para entender se deve orientar:

  • Avançar a uma nova onda; 
  • Manter a sociedade em funcionamento nas características de momento; 
  • Retroceder a uma onda anterior;

O funcionamento dos estabelecimentos segue o protocolo do programa Minas Consciente, como também as normas determinadas nos decretos municipais. 

Todo o Plano de retomada consciente da economia no Estado de Minas Gerais está disponível no endereço eletrônico https://www.mg.gov.br/minasconsciente

Uma cópia do Decreto Municipal de adesão ao Minas Consciente está disponível NESTE LINK

O isolamento social é ainda necessário e extremamente eficiente no combate a proliferação do CORONAVÍRUS.

O uso de máscara é obrigatório em todo o município.

 

Prefeitura realiza trabalho de adequação de estabelecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Rolar para o topo