32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Planejamento para Administradores públicos.

A empresa de Assessoria PLANEJAR, realizou no dia 21 de junho, no espaço Cultural Maria Pinto, uma palestra sobre o planejamento de trabalho para os administradores públicos de municípios da região; em pauta PPA (plano plurianual) e  LDO; lei de diretrizes orçamentárias e planejamentos de custos.

O evento contou com presença de várias cidades regionais, os presentes ouviram orientações para melhor execução de tarefas ligadas aos trabalhos administrativos dos municípios.

De Rio Novo participaram do encontro, a vice-prefeita Raquel, Sra. Mariza, secretária de educação, Guilherme Nogueira, secretário de saúde, Rogério e Cristiane do setor contábil municipal.

administradores participam de treinamento em Rio Novo
Administradores acompanham palestra no Espaço Cultural Maria Pinto.

PLANO PLURIANUAL – PPA
Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos. Expressa a visão estratégica da gestão pública.

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO
A LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
É o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA. Você encontrará na LOA a estimativa da receita e a fixação das despesas do governo. É dividida por temas, como saúde, educação, e transporte. Prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados. Essa arrecadação se dá por meio dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Se bem feita, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.

Planejamento para Administradores públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + treze =

Rolar para o topo