32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

VIGIÁGUA – Resultados de amostras coletadas em outubro de 2018

Saiu resultado de amostras de água coletadas no mês de outubro/2018 para o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

A equipe de Epidemiologia de Rio Novo coletou material em diferentes pontos do município. Os resultados são:

Mina do ‘Zezin’ Mendonça
Satisfatório para o consumo humano

Mina do Ormeu
Satisfatório para o consumo humano

Creche/Caic
Satisfatório para o consumo humano

PSF 1
Satisfatório para o consumo humano

APAE
Satisfatório para o consumo humano

Por conta de variações na qualidade das águas provenientes de nascentes. Antes de fazer uso das “minas” devemos ficar atentos para alguns cuidados básicos. Evitando assim prejuízos à saúde. Uma das dicas é o uso do Hipoclorito de Sódio.

Como utilizar o Hipoclorito de Sódio.

Para purificar a água para consumo humano recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio de concentração 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de barro ou uma garrafa térmica, por exemplo.

É importante manter o recipiente tapado e esperar 30 minutos após pingar as gotinhas para consumir a água. Este tempo é necessário para que o produto faça efeito, exterminando todos os microrganismos.

A água purificada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho.

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) visa garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil. Todo mês os agentes do setor de Epidemiologia efetuam a coleta de amostras de água em 5 pontos cadastrados no sistema, que são selecionados de forma variada para que a GRS faça a análise.

VIGIÁGUA – Resultados de amostras coletadas em outubro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

Rolar para o topo