32 99160-0019          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

1ª Conferência de Cultura de Rio Novo discute a aprova importantes ações sobre o tema para o município

Conferência de Cultura em Rio Novo

Rio Novo realizou sua 1ª Conferência Municipal de Cultura. Com o tema “Identidade, Patrimônio e Memória”, o encontro aconteceu no dia 26 de junho, no centro Cultural Maria Pinto e foi um marco na cultura da cidade, discutindo e aprovando diretrizes que irão nortear e fomentar ações na área cultural no município, além de ser acatada a realização de obras de melhorias no nosso Espaço Cultural.

A Conferência jogou luz sobe a importância da fomentação de políticas públicas voltadas para a valorização da cultura e sua importância para o município, como o resgate da memória, valorização da história, inclusão e economia. O encontro contou com uma apresentação de violino e dos nove vídeos produzidos por meio da Lei Paulo Gustavo, que ajudam a contar um pouco da história da cidade.

Também ocorreram palestras e foi eleito o Conselho de Políticas Públicas de Cultura de Rio Novo. A Conferência discutiu e a aprovou a criação de seis eixos de trabalho, sendo eles:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura: Aumentar a Divulgação de amparo à Cultura em Rio Novo.

Eixo 2 – Democratização do acesso à Cultura e Participação Social: Criação de Espaço Cultural para assistência aos artistas municipais.

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória: Implementação de programas educacionais que englobe diferentes públicos.

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural: Garantir a representatividade desses grupos.

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade: Possuir propostas de festividades que englobem o turista para movimentação da economia municipal.

Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais: Festivais nas Escolas ou promovidos pela Prefeitura Municipal, afim de expor diversas formas artísticas, dessa forma, se tornar mais acessível. Criação de página para publicar diversos artistas em seu momento de trabalho.

Participaram do encontro os vereadores Guilherme Nogueira e Eduardo Miranda, representantes do Setor Municipal de Cultura, Lumiar Consultoria,CRAS e membros da sociedade civil. A ata completa do encontro esta disponível NESTE LINK

Projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo

Clique aqui e confira os vídeos produzidos

Programação da 1ª Conferência de Cultura de Rio Novo